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Treinos em 5 minutos, 7 minutos, em casa, no parque, realmente emagrece o que prometem?

A cada dia que passa nos deparamos com "novos" métodos de treino, que prometem mundos e fundos em apenas alguns dias ou semanas. Vídeo aulas com exercícios de 2, 3, 5, 7 minutos que pode emagrecer 5, 10, 15kg! Será que isso existe mesmo? Vamos explicar alguns pontos importantes antes de vocês entrarem nessa!




Vamos falar sobre da parte fisiológica e biomecânica da coisa, e "deixar" de lado a alimentação, que todos sabemos a importância que tem para qualquer tipo de objetivo, seja para perder gordura ou ganhar massa muscular. Vamos também criar um ambiente que facilite que esse tipo de programa de exercícios funcione como prometem, o que quero dizer com "ambiente que facilite", vamos pegar de exemplo uma pessoa sedentária, com sobre peso, sem problemas de saúde e sem nenhum tipo de limitação nas articulações. Ficou difícil achar alguém assim né? Mais vamos continuar...

A perda de gordura pode ser otimizada durante exercícios executados em determinadas intensidades. Quanto maior é a intensidade de um exercício, maior é o gasto de energia obtido da oxidação de nutrientes e, consequentemente, maior é o consumo de oxigênio. Desta forma, a intensidade de um exercício é medida através do consumo de oxigênio (Carter e cols., 2002; Ducan e cols., 2003).

Dito isso, todos esses programas que prometem perder gordura de forma inovadora já cai por terra! Isso existe desde que se estuda programas de treinamento, e estamos falando de longos anos, então para decepção de muitos, eles não reinventaram a roda. Outro ponto chave, e talvez o mais importante de todas as afirmações dadas por esses métodos inovadores é que, não se queima gordura de forma localizada!


Como funciona?


Vamos explicar de forma simples: as mitocôndrias são o centro de energia das células, elas pegam um pouco de gordura de "fora" para "dentro" em um processo bioquímico que tem por suas funções mobilizar as gorduras como combustível para nosso corpo, seja para nos dar energia para treinar, ou até mesmo manter a temperatura do nosso corpo, quando você passa frio o corpo consome gordura sim! Quanto maior for a quantidade de massa muscular, maior o número de mitocôndrias, maior será a mobilização de gordura. Isso nada tem a ver com a "localização" da gordura no nosso corpo, ou seja, se você tem mais gordura no bumbum do que na barriga, ou na perna mais que nos braços, o seu corpo mobiliza esse ciclo de queima de gordura no corpo inteiro, não se perde gordura em lugar "x" ou "y" e sim ao todo.


Saindo um pouco da parte "chata" e indo para parte prática, vejamos nosso exemplo do início, uma pessoa de 170cm com 100kg, sedentária, porém sem problemas algum de saúde ou dores nas articulações. Quem já fez alguma atividade física sabe que se passa por um processo de adaptação para aos poucos ir aumentando tanto a intensidade quanto a duração. E mesmo assim é doloroso o processo inicial, agora vamos pegar nosso amigo e passar o treino xtreme, hard core, mega burn, ou seja lá o nome que se dá a esses tipos de vídeos vendidos na internet. Você faz o maior numero de repetições em determinado tempo durante 5 minutos, parece fácil não? Vamos pegar os exercícios básicos que se passa nesses programas, agachamento e flexão, quando já não passam o famoso "burpee" que é para "queimar" bem. Vejamos o resultado em 1 sessão de treino: o volume de treino é calculado pelo número de séries x repetições x peso = volume total, digamos que nosso amigo faça 4x 15 repetições tanto no agachamento quanto na flexão, 4(séries) x 15(repetições) x 100(peso corporal) = 6000kg de volume de treino, agora isso é colocado em uma pessoa sedentária nas articulações dos joelhos, tornozelo(agachamento), punho, cotovelo(flexão). O resultado é: dores nas articulações, ou até mesmo lesões mais sérias! Entendem o ponto crucial? Vários aspectos precisam ser levados em consideração antes de se escolher algum tipo de treino ou técnica inovadora de treino, há 50, 60, 70 anos atrás não existia nenhum desses métodos loucos e tão pouco os estudos que existem hoje, e mesmo assim já existiam pessoas com o corpo em dia apenas com dieta e exercícios.

Procure profissionais sérios e comprometidos em individualizar o seu treino, do contrário você pode perder peso, mais ganhar consequências muito piores.



John Grimek venceu duas edições na década de 40 do Mr. América.

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