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Meu filho pode treinar?

A grande pergunta que todos os pais querem saber é, se musculação pode ser feita por adolescentes ou até mesmo crianças. O que vocês sabem sobre isso?


O número de crianças obesas hoje no Brasil é o mais alto dos últimos 40 anos, entre esses números, 1 criança a cada 5 já esta acima do peso, onde pode resultar em uma futura geração de hipertensos, diabéticos, problemas renais, cardiovasculares, entre outros.

Outro estudo liderado pela UNIFESP aponta que os grandes fatores para obesidade infantil estão as dietas em alimentos altamente calóricos, e baixa atividade física em períodos de lazer. Crianças de dois a cinco anos de idade 22% já apresentam sobrepeso, e 6% já estão obesas.

Quando a obesidade tem início na infância as crianças chegam as 10 anos já obesas, e 80% delas se manterão obesas na fase adulta aponta o estudo.


Por outro lado uma dúvida constante na cabeça dos pais é:

1. Com quantos anos pode começar a musculação?

2. Meu filho vai parar de crescer?

3. Ele pode se machucar?


Então vamos abordar todas por partes.


1. Hoje existe um consenso entre especialistas que não existe uma idade onde deve se ou não começar a atividade física, mais especificamente a musculação. O mais seguro é, que a criança seja liberada a fazer a musculação quando ela tiver a consciência de que a sala de musculação é um lugar para treinamento e não para brincadeiras. Entre 5-6 anos estão as crianças que já tem esse pensamento de saber a hora de brincar ou não. Na Europa por exemplo já existem crianças que começam o treinamento com pesos a partir dos 2-3 anos de idade sem interferir negativamente em nenhum aspecto físico ou mental.


2. Durante muitos anos foi propagado a ideia de que musculação interrompia o crescimento, porém sem nenhuma evidência científica. O que se sabe hoje na literatura é que, apenas traumas de alta energia como quedas de alturas, ou acidentes onde a estrutura óssea seja afetada são fatores determinantes para ocorrer alguma falha no crescimento. Não existe evidências que mostrem que o treinamento com pesos possa ter efeito negativo no crescimento.


3. O risco de se machucar sob a orientação de um profissional ao lado é muito menor do que em atividades de cotidiano como corridas, jogos de futebol, volei, basquete entre outros.



Campeonato de fisiculturismo de crianças na Russia

Dito isso, o importante é manter nossas crianças com uma dieta balanceada e praticar algum tipo de atividade física para evitar a obesidade. A musculação tem se tornado cada vez mais eficiente para crianças no mundo inteiro para evitar o quadro de obesidade e sedentarismo.

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