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Amplitude ou carga, qual a melhor maneira para alcançar seus objetivos?

Existe uma dúvida que muitas pessoas tem e que por muitas vezes fica esquecida, e que é de extrema importância para sair do convencional, e por muitas vezes da estagnação no treino e cargas. Para esclarecer alguns pontos, vamos utilizar os dois exercícios mais comuns na academia: agachamento e supino.


Na literatura sabemos que, para um nível bom de hipertrofia devemos utilizar uma carga a partir de 70% de 1 RM(repetição máxima), e por muitas vezes surge aquela dúvida: aumentar o peso ou descer mais? Para esclarecer essa dúvida vale fazer algumas reflexões que podem ajudar e muito na resposta dessa pergunta. Quanto maior a amplitude de movimento, seja ela qual for, maior será a ativação muscular, e consequentemente maior o estímulo dado ao músculo, porém, no agachamento para executar de forma segura e eficiente, dependemos de alguns fatores como: flexibilidade articular, joelhos, ombros, tornozelos, cotovelos, etc...




Desta forma, o importante seria trabalhar a execução completa do movimento, para a partir daí aumentar a carga nos exercícios. No agachamento por exemplo, temos 3 articulações principais de movimento, quadril, joelho, tornozelo. Aumentar a carga sem ter uma amplitude adequada pode sobrecarregar essas articulações e gerar processos inflamatórios ou até mesmo lesões. Uma boa mobilidade nessas articulações facilitaria muito o aumento e utilização de maiores cargas sem lesar as articulações. Quanto maior a carga e menor o movimento, mais lesivo para a articulação o movimento fica.




No supino a ideia é a mesma, as articulações dos ombros, cotovelos e punhos são fundamentais na hora de fazer a execução completa de movimento. Se algum incomodo ou lesão o impossibilita de realizar o movimento de forma completa, procure melhorar sua limitação para a partir daí aumentar a carga utilizada. Diminuir a amplitude para manter a carga mais alta pode ser uma estratégia perigosa e pouco efetiva para o treinamento. Por isso lembre-se: concentre-se em executar o movimento na sua amplitude total para então aumentar a carga utilizada, dessa forma você deixara seu treino muito mais seguro e intenso.


Bom treino a todos.

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