Horário de funcionamento

Segunda feira - quinta feira: 06:00 às 23:00

Sexta feira: 06:00 às 22:00

Sábado: 09:00 às 16:00

Feriados: 09:00 às 13:00*

*Sujeito a confirmação.

Rua pinheirinho nº65

04321-170

Jabaquara

F: 3938-2481

SIGA NOSSAS REDES

  • Facebook Clean

Aceitamos

(11) 99812-8954

WhatsApp

emagrecimento| perda de peso| ganho de massa| hipertrofia| massa muscular| musculação| treino| dieta

  • FitnessForm

Alongamento, antes, depois ou durante o exercício?

Uma das perguntas mais frequentes no dia dia de uma academia é: quando alongar? Mais antes de respondermos, vamos esclarecer alguns pontos importantes sobre o alongamento. O alongamento é um tipo de exercício que prioritariamente é feito para a melhora da flexibilidade, por meio do estiramento das fibras musculares, fazendo com que aos poucos aumentem seu comprimento. Quanto maior a alongamento, maior a mobilidade que a musculatura terá para ajudar a articulação a fazer os movimentos de forma menos lesiva ao corpo.



Temos dois tipos de alongamentos mais utilizados: estático, que se faz segurando em uma posição por um determinado tempo, e dinâmico, que se faz com repetições de movimentos específicos.


Quanto ao período a ser feito o alongamento, devemos ver qual a finalidade de alongamentos utilizamos para cada caso. Ao contrario do que muitos pensam o alongamento em si não é propriamente um aquecimento para determinada atividade. O aquecimento deve ser específico para o tipo de atividade a ser praticada, ex: aquecimento para corrida seria uma caminhada seguido de uma corrida de baixa intensidade, o aquecimento para um treinamento de força seria a execução do mesmo exercício com cargas mais baixas, e assim por diante de acordo com cada esporte ou prática esportiva.


Prevenção de lesão?


Outro mito que temos é que alongamento previne ou diminui a possibilidade de ocorrer lesões, isso de fato pode ser considerado como uma forma de melhorar a forma de aquecimento, porém uma série de fatores influenciam na prevenção de lesões, e não o alongamento propriamente em si.

Outro ponto seria que ao alongar no final do treino evitaria a dor tardia de um treino mais pesado, ou seja, se feito no final do treino você poderia ter algum benefício quanto a dor muscular, mais um mito! A dor muscular tardia se da pelo rompimento de fibras musculares e sua cicatrização, que não esta relacionado com o alongamento realizado ou não ao final do treino, e sim com a intensidade do treino realizado. Sobre o alongamento retirar o ácido lático(ardência após executar algum exercício ate a falha) da musculatura durante o treino, é mais um mito que temos, pois esse efeito de ardência é temporário sendo liberado naturalmente pelo corpo.


Ou seja, o alongamento deve ser executado afim de promover a flexibilidade e a liberação da tensão nas articulações, não existe o momento certo para alongar, e sim o objetivo para qual o alongamento deve ser feito!

9 visualizações
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now